Negócios de Impacto Econômico e Social

Sobre o terceiro setor

Por VITÓRIA CORDEIRO

NEGÓCIOS DE IMPACTO ECONÔMICO E SOCIAL

O Terceiro Setor normalmente está associado a ações sociais pontuais, mas existe um leque de possibilidades ainda pouco explorado aqui no Brasil. Grandes empresas na área de educação, saúde, alimentação e muitos outros segmentos econômicos se beneficiam do Terceiro Setor, mas pouco é falado sobre o assunto. Precisamos mudar essa realidade e mostrar o quanto podemos crescer juntos e gerar impacto econômico e social.

No Terceiro Setor estão as organizações sem fins lucrativos. Tal condição não significa que não há lucro, mas sim de que a sua finalidade não é o lucro, pois se a organização pratica assistência social de forma obrigatória,  ela pode se beneficiar da imunidade de impostos.

A lógica é simples.

A Constituição Federal, que é a nossa Lei Maior, estabelece vários direitos a nós enquanto cidadãos: saúde, alimentação, educação, lazer, moradia, segurança, trabalho, dentre outros. E é dever do governo promovê-las. Contudo, diante da impossibilidade de ele atender a todas essas demandas, muitas empresas prestam serviços dessa natureza, a exemplo das escolas e hospitais.

E o pior é que ainda são tributadas para fazer o que o governo deveria fazer. E não é pouco! Só quem é empresário sente na pele. E no bolso.

Por essa razão, desde que elas se comprometam a prestar assistência social, ao destinar parte do seu negócio à gratuidade, essas empresas podem usufruir da imunidade dos impostos.

Assim, toda a sociedade sai ganhando: o Poder Público que se desonera de uma obrigação que a iniciativa privada está executando de forma gratuita à sociedade; a empresa que garante a imunidade de impostos; e, toda a população que se beneficia com os serviços ofertados gratuitamente.

Quem já entendeu essa lógica, sai na frente. Não à toa que os maiores hospitais do Brasil são constituídos através do Terceiro Setor. Também não fica de fora as grandes instituições de ensino. 

E não apenas saúde e educação, um grande exemplo no Brasil é o Beto Carrero World, que se constitui do Instituto Beto Carrero. Enquanto todo o setor de turismo e lazer tem sofrido nessa pandemia, o Beto Carrero World tem se mantido de pé, atraindo pessoas de todo o Brasil para Santa Catarina.

Pois é, há muito a ser desbravado no Terceiro Setor, e muitas possibilidades para gerar negócios de impacto econômico e social, onde todos podem sair ganhando. Como diria nossa Presidente Verônica Dantas: juntos somos mais fortes!

” E não apenas saúde e educação, um grande exemplo no Brasil é o Beto Carrero World, que se constitui do Instituto Beto Carrero. Enquanto todo o setor de turismo e lazer tem sofrido nessa pandemia, o Beto Carrero World tem se mantido de pé, atraindo pessoas de todo o Brasil para Santa Catarina.