Tambaú: uma empresa voltada para a sustentabilidade

Inovação na sustentabilidade e nos negócios

Por ASSESSORIA DE IMPRENSA

Um tema sempre pautado e de grande importância para a Tambaú é a sustentabilidade. A empresa tem uma política interna de reaproveitamento e reciclagem de materiais utilizados na fábrica, com diretrizes e metas através de acompanhamento dos líderes de produção de cada setor. São monitorados desde os padrões de qualidade e produtividade até os índices de desperdício e reaproveitamento.
 
Mensalmente , na Tambaú, são analisados os percentuais  dos materiais como embalagens e outros insumos utilizados na produção que foi reaproveitado ou que foi prensado e enviado para reciclagem. Outras indústrias compram esses materiais para reprocessamento.
 
O cuidado com as pessoas que trabalham conosco e a preservação do meio ambiente é uma preocupação muito antiga na empresa. É da época de dona Terezinha, esposa do fundador da empresa Gerson Gonçalves. Ela foi para a Tambaú ajudar o marido no dia a dia da fábrica. Participava de alguns processos da produção, como embalar doces juntamente com as colaboradoras, que lhe tinham o maior carinho. O sentimento entre elas  era recíproco porque Dona Terezinha foi uma pessoa que sabia ouvir, escutar, aconselhar, ponderar, sempre com um olhar atento para todos. 
 
Uma preocupação constante dela na fábrica era evitar desperdício. Procurava sempre formas de reutilizar tudo que sobrava, desde sacos de açúcar a vidros e embalagens. Foi dela a iniciativa de comprar uma prensa para compactar os materiais que podiam ser vendidos para reutilização. Muitas das ações implementadas por ela na empresa são mantidas até hoje. E o exemplo da importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente deixado por ela é passado de geração em geração na gestão da Tambaú.

” Uma preocupação constante dela na fábrica era evitar desperdício. Procurava sempre formas de reutilizar tudo que sobrava, desde sacos de açúcar a vidros e embalagens. .