Blog

Sistema de Captação e Reutilização de Água dos Condicionadores de Ar da Tomé Engenharia

A TOMÉ ENGENHARIA, uma das premiadas no 5º Top Socioambiental e RH na categoria Meio Ambiente promovido pela ADVB-PE é responsável pela construção e montagem de 61 tanques de armazenamento de produtos na Refinaria do Nordeste – ABREU E LIMA – RNEST, possui 2200 colaboradores e consome em média 900 mil litros de água potável mensalmente. Nesse cenário tornou-se imprescindível o compromisso com o tratamento e destinação dos efluentes, e prioritária a redução do consumo de água potável.

Foi com foco nesta meta (reduzir o consumo de água potável) que foi implantado no ano de 2010 o sistema de captação e reutilização de água dos condicionadores de Ar no canteiro da TOMÉ ENGENHARIA S.A na Refinaria Abreu e Lima.

A ideia, concebida pelo técnico de Meio Ambiente, Francisco Wildeglend, surgiu a partir de duas observações principais:

- Os condicionadores de ar geram água não potável através de seu processo de funcionamento, em média 40 litros por dia;

- Algumas atividades que fazem uso de água, não exigem que ela seja potável, tais como: jardinagem, higienização de pisos de áreas comuns.

Assim foram reunidos tubos de PVC descartados do processo de manutenção do sistema de abastecimento de água do canteiro e torneiras, confeccionando-se os primeiros coletores de água dos condicionadores de ar da TOMÉ ENGENHARIA.

Ao todo, foram instalados sessenta coletores de água de ar condicionado, cada um com capacidade para armazenar 20 litros. Então, eles são esvaziados uma vez pela manhã e outra no período da tarde, totalizando uma redução no consumo de água potável de 2400 litros por dia, 62.400 litros por mês e 748.800 litros por ano.

Como extensão do projeto, foi construído um Lava Botas Sustentável com o mesmo princípio do coletor de água dos condicionadores de ar. O equipamento além de captar água do aparelho de ar-condicionado, foi projetado para coletar água das chuvas. O resultado: 600 litros de água colhidos diariamente, utilizados para lavar as botas dos colaboradores e, também para limpeza de para-brisas e abastecimento de radiadores de veículos de pequeno porte. Estas duas últimas funções atribuídas pelos motoristas da empresa.

O impacto positivo deste programa fez com que outras organizações presentes no Empreendimento Refinaria Abreu e Lima o replicassem em seus canteiros, o que demonstra uma contribuição para o desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada para o meio ambiente.

O sucesso da implementação deste sistema de captação e reutilização de água contou com as seguintes etapas:

- Sensibilização dos colaboradores para com a importância da redução do consumo de água, através de palestras, teatro, campanhas internas, comemoração do Dia Mundial da Água, que se tornaram permanente no calendário da organização;

- Determinação, pela alta direção da empresa, de usar-se a água dos coletores de ar condicionados para as atividades de jardinagem e higienização de áreas comuns.

MEIO AMBIENTE: A TOMÉ INVESTE NESTA IDEIA!

Nome

« Voltar Tags: ADVB PE, Premiação, Top, Socioambiental, Recursos Humanos, Sustentabilidade
COMENTÁRIOS
Sávia Kelly disse:

Pabenizo pelo exemplo e também pela a implantação do projeto. Sou Técnica em Meio Ambiente e estou trazendo a ideia para empresa que trabalho.



(81) 3036-5176

Av. República do Líbano, 251 - Empresarial Rio Mar - Torre C, Sala 2801 - Pina - Recife/PE - CEP: 51110-160

 
Casullo Web